USHUAIA by UTMB®

USHUAIA by UTMB® é um evento desafiador de resistência em corridas de “trail-running” que leva os participantes a áreas remotas e selvagens. O evento é baseado no princípio da semiautonomia.

O evento acontecerá em Ushuaia, Terra do Fogo, na Patagônia argentina. O cenário será “O Fim do Mundo”, um dos lugares mais selvagens do planeta, repleto de vales, grandes montanhas e sistemas lagunares interligados por rios que desaguam no Canal de Beagle (onde os dois oceanos se encontram). Ushuaia está tão perto da Antártida que o clima é muito parecido com o dos Alpes a 3.000 metros de altitude. Na verdade, é possível experimentar as 4 estações do ano em um único dia. A temperatura pode atingir 11°C nos vales durante o dia. Nas montanhas, onde a maior parte do “trail” está localizada, é muito mais baixa e à noite, especialmente, pode cair abaixo de zero, por tanto os corredores precisarão se equipar adequadamente. Às vezes, a temperatura na montanha pode estar abaixo de -10 ° C (especialmente à noite) e os ventos extremos podem chegar a 80 km / h. Uma verdadeira capacidade de autossuficiência pessoal é necessária, dadas as seções remotas e de difícil acesso do “trail”. Em suma, esta “trail-running” será muito técnica, com grandes “altos e baixos”, geografias diversas, mudanças de paisagens e um clima variável. Tenha em mente que você terá cerca de 11 horas de luz.

 

Regulamento 2019

APRESENTAÇÃO DO EVENTO

ORGANIZAÇÃO

A empresa South American Sport Company é responsável pela organização do USHUAIA by UTMB® em parceria com a UTMB® International. A South American Sport Company possui seguro para terceiros devido para cobrir as responsabilidades da organização, equipe e voluntários.

ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO E DA CARTA ÉTICA DA CORRIDA

A participação no evento USHUAIA by UTMB® implica a aceitação expressa, sem reservas, do regulamento e quaisquer instruções dadas pelo organizador aos participantes.

DEFINIÇÃO DOS EVENTOS

USHUAIA by UTMB® é um evento em campo aberto, na Cordilheira dos Andes, através de “trails” e rotas off-road. As corridas acontecem em etapa única, com ritmo indefinido dentro limite de tempo.

Informação técnica:

FMU: 130 km e mais de 7.100 metros de desnível positivo acumulado (aprox.). Começa em Playa Larga, em semiautonomia, durando aproximadamente 35,5 horas no máximo (*) – 6 Pontos ITRA, que podem ser usados para qualificação para a UTMB® Mont-Blanc (**) (***).

FBT: 70 km e 4.300 metros de desnível positivo acumulado (aprox.). Começa em Playa Larga em semiautonomia, durando aproximadamente 20 horas no máximo (*) – 4 Pontos ITRA, que podem ser usados para qualificação para a UTMB® Mont-Blanc (**).

LCT: 50 km e 2.300 metros de desnível positivo acumulado (aprox.). Começa em Playa Larga, em semiautonomia, durando aproximadamente 12 horas no máximo (*) – 3 Pontos ITRA, que podem ser usados para qualificação para a UTMB® Mont-Blanc (**).

ELT: 35 km e 1.500 metros de desnível positivo acumulado (aprox.). Começa em Mosca Loca (Valle Carabajal), em semiautonomia, durando aproximadamente 8 horas no máximo (*) – 2 Pontos ITRA, que podem ser usados para qualificação para a UTMB® Mont-Blanc (**).

(*) Os tempos de corte precisos são especificados nas tabelas de corte que podem ser consultadas aqui.
(**) Os pontos adquiridos no evento USHUAIA by UTMB® podem ser usados ​​por 3 anos (em vez de 2) para inscrição na UTMB® Mont-Blanc.

(***) Os finalistas da FMU ganharão um ano no processo de inscrição da UTMB® Mont-Blanc: se quiserem participar da edição 2019 da UTMB® Mont-Blanc, dobrarão suas chances na loteria se for sua primeira inscrição; ou terão um lugar garantido caso não tenham conseguido se inscrever na edição do ano anterior.

 

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO

As corridas estão abertas a qualquer pessoa, homem ou mulher, com 18 anos ou mais no momento do evento.

No entanto, a organização se reserva o direito de admissão.

Recomenda-se que os corredores estejam preparados fisicamente e mentalmente para enfrentar as distâncias, levando em conta as características desse tipo de evento. Além disso, os participantes precisarão ter autonomia pessoal nas montanhas para enfrentar qualquer problema que possa surgir.

A organização dará ênfase especial à capacidade dos corredores que se inscreverem para testes de 70 km ou mais. A organização pode rejeitar o registro de corredores registrados para esses testes se, ao solicitar experiência, não houver treinamento suficiente (ou eles não puderem certificar seus antecedentes).

Ao inscrever-se, o participante aceita o regulamento de Ushuaia by UTMB a realizar-se nos dias 5 a 7 de abril de 2019 em Ushuaia, e declara baixo juramento que, não padece nenhum tipo de doenças físicas adquiridas ou congénitas, nem lesões que possam ocasionar transtornos na sua saúde, ou condições de vida, como consequência de participar da presente competição, cujas características é de seu total conhecimento sendo também de conhecimento dos profissionais que controlaram seu estado físico, como se explica na continuação: De tal maneira, declara-se baixo juramento que antes de realizar a competição, foi feito um check-up médico e que se encontra em perfeitas condições físicas para participar da mesma, no qual assume todos os riscos associados à competição (Caídas, contato com outros participantes, consequências climáticas, assumindo também, todos os riscos associados ao clima, transito, condições do caminho, e/ou qualquer outra classe de risco que se possa ocasionar, próprio da competição e/ou derivado de condutas de terceiros). Conhece e aceita voluntariamente que South American Sport Company SRL, seu patrocinadores, colaboradores e/ou suas empresas contratadas ou vinculadas NÃO se responsabilizam por nenhum tipo de indenização, reclamação, incluindo e não se limitando a danos por acidentes, danos materiais, físicos, psíquicos, ou morais, financeiros causados á sua pessoa ou por direito ambiente, com motivo e por ocasião da atividade física na qual participa. Tendo lido esta declaração e conhecendo seus termos, libera o South American Sport Company SRL, seus colaboradores, patrocinadores, empresas vinculadas e seus representantes, diretores, acionistas, de todo e qualquer tipo de reclamação, ou responsabilidade que surja de sua participação nesta competição, assim como, de qualquer perda, roubo e/ou furto, incêndio, curto-circuito a bens de sua propriedade ou bens que levará ao evento, danos na sua saúde provenientes de brigas ou problemas pessoais com terceiros, provenientes de danos físicos ou não, que possam ocorrer antecipadamente, durante o transcurso, ou anteriormente à finalização da competição.

Já que o sistema de classificação é eletrônico e podendo ocorrer erros, o participante não poderá reclamar se essa situação se apresenta. A organização não reembolsará a taxa de inscrição aos participantes que decidirem não participar, uma vez registrados, seja qual for o motivo.

 

As categorias são:

Categorias de corredores (Categorias masculina e feminina)

Categoria Idade em 5 de abril de 2019
Aberta 18-29
Veteranos 30-39
Masters 1 40-49
Masters 2 50-59
Masters 3 60+

 

Para validar a inscrição, cada corredor deverá:

Fornecer um atestado médico específico (*), que deverá ser carregado no portal de inscrição durante ou depois desta antes de 16 de março de 2019 (a organização não aceitará atestados médicos enviados por e-mail ou pelo correio). Se o atestado médico não for recebido até essa data, a inscrição será cancelada sem reembolso.

O atestado médico original (com a assinatura original do médico e o carimbo ou número de registro) deverá ser mostrado no momento da distribuição do número de peito. Na ausência deste atestado médico, o número de peito não será entregue.

(*) O modelo para o atestado médico está disponível no site de inscrição. Os corredores devem usar esse modelo exclusivamente.  

TAXA DE INSCRIÇÃO

A inscrição pode ser feita somente via Internet e pagamento seguro por cartão de crédito ou transferência bancária.

Se você optar por fazer uma transferência bancária, deve OBRIGATÓRIO escrever nos detalhes dessa transferência o número de referência que o sistema de registro fornece, para identificar a pessoa que efetuou o pagamento.

Dados da conta bancária: ao selecionar a opção de pagamento por transferência bancária, você receberá um e-mail automático com os detalhes da conta bancária do organizador.

O pagamento em pesos argentinos só é possível através de Transferência Bancária. Os residentes da Argentina que optem por pagar com cartão de crédito serão debitados em dólares, NÃO em pesos. Para pagamento diretamente em pesos argentinos, escolha a opção “transferência bancária”.

A Transferência Bancária Internacional (de outros lugares para a Argentina) terá um custo extra de U$ 50,00. O pagamento em dólares só é possível através de cartão de crédito.

A taxa cobre todos os serviços descritos neste regulamento.

A inscrição é pessoal e intransferível. Não se permite a transferência da inscrição de uma corrida para outra, ou de uma pessoa para outra, independentemente do motivo.

Convidamos as Equipes de Corrida a enviar um e-mail para info@ushuaiabyutmb.com para saber sobre possíveis promoções (o valor, os requisitos e as características dessas promoções serão decididos pela organização).

As taxas de inscrição estão disponíveis no site (www.ushuaiabyutmb.com).

RESPONSABILIDADE DOS CORREDORES

Para participar do evento USHUAIA by UTMB®, é essencial:

  • Estar completamente ciente da duração e do caráter do evento e estar perfeitamente preparado para isso;
  • Ter adquirido, antes da corrida, uma verdadeira capacidade de autonomia pessoal nas montanhas, sendo capaz de gerir problemas ocorridos neste tipo de evento, ou seja:
    • Saber como enfrentar, sem ajuda externa, condições climáticas adversas em altitude (vento, frio, neblina, chuva ou neve).
    • Saber lidar, incluindo quando sozinho, com problemas físicos ou psicológicos decorrentes de fadiga extrema, calor, problemas digestivos, dores musculares ou articulares, pequenas ferimentos, etc.
    • Reconhecer plenamente que a organização não é responsável por ajudar um corredor a lidar com esses problemas.
    • Estar totalmente consciente de que, neste tipo de atividade nas montanhas, a segurança do corredor depende da sua capacidade de se adaptar aos problemas encontrados ou previstos.

SEMIAUTONOMIA

O princípio da corrida individual em semiautonomia é a base deste evento. Os corredores inscritos devem entendê-lo e aceitá-lo. As corridas USHUAIA by UTMB® ocorrerão em uma única etapa, em ritmo indefinido, dentro dos limites de tempo especificados. A semiautonomia é definida como a capacidade de ser autônomo entre dois postos de abastecimento, tanto no quesito de alimentação e água quanto de indumentária e segurança, sendo capaz de se adaptar a problemas encontrados ou previstos (mau tempo, problemas físicos, ferimentos, entre outros).

Este princípio implica, particularmente, as seguintes regras:

  1. Cada corredor deve manter seu equipamento obrigatório completo (ver seção EQUIPAMENTO) durante toda a corrida. Os equipamentos deverão ser transportados uma mochila, etiquetada durante a distribuição dos peitorais, e não poderão ser trocados durante o percurso da corrida. Em qualquer momento da corrida, os comissários poderão verificar a mochila e seu conteúdo. O corredor é obrigado a se submeter à verificação de bom grado, do contrário correrá risco de exclusão da corrida.
  2. Os postos de abastecimento fornecem bebidas e alimentos para serem consumidos no local. A organização fornece apenas água sem gás ou energéticos para completar garrafas de água ou mochilas de hidratação. Antes de deixarem cada posto de abastecimento, os corredores devem certificar-se de que têm a quantidade de bebida e comida necessária para mantê-los até o próximo ponto. Os corredores mais lentos podem passar mais de seis horas sem acesso aos pontos nos trechos mais longos.
  3. A Assistência Pessoal é aceita exclusivamente na FMU e na FBT, na área reservada especificamente para esse uso e a critério do supervisor do posto. A área de assistência será especificada em fevereiro de 2019. A assistência só poderá ser dada por uma pessoa, sem equipamentos específicos além de uma mochila com um volume máximo de 30 litros. A assistência dada por uma equipe de profissionais ou qualquer médico ou paramédico é estritamente proibida. O transporte do assistente até a área especificada pelo USHUAIA by UTMB® deverá ser organizado particularmente (a organização não fornecerá o transporte). O restante do posto de abastecimento é estritamente reservado para os corredores. A assistência é proibida para as corridas LCT e ELT.
  4. É proibido ser ou estar acompanhado durante qualquer trecho por uma pessoa não inscrita na corrida, com exceção das zonas de tolerância, que estão claramente demarcadas nos arredores dos postos de abastecimento.

Obs.: O participante que aceitar ser filmado e, portanto, acompanhado fora das zonas expressamente designadas, irá contra o princípio da semiautonomia. Os oficiais de prova que testemunharem irregularidades estão autorizados a penalizar os participantes a fim de assegurar o espírito das corridas de “trail-running”.

EQUIPAMENTO

Os participantes deverão ter à sua disposição todo o equipamento obrigatório da lista detalhada abaixo, a fim de garantir a segurança e o bom andamento dos eventos. Para obter o número de peito (*), cada participante deverá apresentar seu equipamento obrigatório e concordar em mantê-lo durante todo o evento.

É importante ressaltar que o equipamento imposto pelos organizadores é o mínimo vital e cada corredor deverá adaptá-lo de acordo com suas necessidades. Em particular, não se deve escolher uma roupa mais leve para ganhar alguns gramas, mas optar por roupas que realmente ofereçam boa proteção nas montanhas em Ushuaia, resultando mais segurança e melhor desempenho.

(*) Todos os membros da organização têm o direito de verificar a qualquer momento se o corredor possui o equipamento obrigatório. Se o corredor se recusar à verificação ou não tiver parte do equipamento, será excluído da corrida.

Equipamentos obrigatórios: FMU

  • Peito (fornecido pela Organização).
  • Número do participante (fornecido pela organização).
  • 1 chip (fornecido pela Organização).
  • 1 mochila ou similar (que passa pelos ombros) destinada ao transporte de equipamentos obrigatórios durante toda a prova.
  • Celular com roaming internacional que permita seu uso na Argentina. Os participantes devem ter os números de segurança da organização salvos em sua memória; manter o telefone ligado; não ocultar seu número; e manter a bateria totalmente carregada.
  • Copo pessoal de no mínimo 150 mL (garrafas ou frascos com tampa não serão aceitos).
  • Suprimento de no mínimo 1L de água.
  • Duas lanternas tocha em bom funcionamento com baterias/pilhas reserva. Recomendação: 200 lumens ou mais para a lanterna principal.
  • Cobertor térmico de no mínimo 1,40 m x 2 m.
  • Apito (tem que estar pendurado à frente e totalmente visível a todas as distâncias).
  • Bandagem elástica autoadesiva que sirva como atadura ou bandagem (mínimo de 100 cm x 6 cm).
  • Reserva de comida. Recomendação: 1.000kcal (4 géis de carboidratos + 4 barras de proteína, cada um 65g).
  • Jaqueta com capuz que suporte o mau tempo nas montanhas, impermeável (*) e respirável (**) (por exemplo, Outdry).

(*) mínimo recomendado de 10.000 Schmerber

   (**) RET recomendado inferior a 13

    • a jaqueta deverá, imperativamente, ter um capuz integrado ou ligado à jaqueta pelo sistema original desenhado pelo fabricante.
    • as costuras deverão ser seladas.
    • a jaqueta não poderá ter áreas que não sejam à prova d’água. Serão aceitas aberturas de ventilação desenhadas pelo fabricante (sob o braço, nas costas), desde que não prejudiquem a impermeabilidade de qualquer maneira óbvia.

É responsabilidade do corredor julgar, a partir desses critérios, se a jaqueta está de acordo com os regulamentos estabelecidos e com o mau tempo nas montanhas. No entanto, durante a verificação, o julgamento será feito pela pessoa encarregada ou pelo oficial.

  • Calças compridas, leggings de corrida OU uma combinação de legging e meias que cubram completamente as pernas.
  • Boné, bandana ou Buff®.
  • Segunda camada quente adicional: blusa quente com mangas compridas (exceto algodão) com um peso mínimo de 180 g (tamanho masculino médio (M)).

OU a combinação de uma segunda pele quente de mangas compridas (primeira ou segunda camada, exceto algodão) com um peso mínimo de 110 g (tamanho masculino médio (M)); e uma jaqueta resistente corta vento e repelente de água (proteção DWR) (*)

(*) a jaqueta corta vento não substitui a jaqueta impermeável obrigatória e vice-versa.

  • Terceira camada adicional (intermediária entre a segunda camada e a jaqueta impermeável).
  • Calçados de corrida robustos e fechados (exceto os minimalistas ou ultraleves). Calçados com uma membrana impermeável são altamente recomendados.
  • Touca para abrigo.
  • Luvas impermeáveis.
  • Impermeável por cima das calças.
  • Identificação – passaporte/RG
  • Moleskin ou similar para ampolas nos pés
  • Kit de primeiros socorros

Todas as roupas devem ser do tamanho adequado para o competidor e não podem ter sofrido qualquer modificação após terem saído da fábrica.

O equipamento será levado em uma mochila, que será etiquetada durante a distribuição dos números de peito, não podendo ser trocados a corrida.

Outros equipamentos recomendados (lista não exaustiva) para a FMU

  • Celular com o aplicativo LiveRun instalado e ativado + power bank.
  • Roupas reserva. A temperatura pode chegar a 0 ° C em altitude.
  • Bastões em caso de chuva ou neve para sua segurança em caso de terreno escorregadio
  • Creme de vaselina ou anti-fricção
  • Uma quantia em dinheiro de no mínimo 800 pesos argentinos (para contingências).
  • Tigela reaproveitável.
  • Relógio GPS.
  • Faca ou tesoura para cortar bandagem elástica.
  • Kit de costura emergencial.
  • Protetor solar.

O competidor que optar por bastões deverá levá-los durante toda a corrida. Aqueles que não começarem com os bastões, não poderão mais usá-los durante o percurso. Não se autorizam bastões nas sacolas.

Equipamento obrigatório: FBT, LCT e ELT

  • Peito (fornecido pela Organização).
  • Número do participante (fornecido pela organização).
  • 1 chip (fornecido pela Organização).
  • 1 mochila ou similar (que passa pelos ombros) destinada ao transporte de equipamentos obrigatórios durante toda a prova.
  • Celular com roaming internacional que permita seu uso na Argentina. Os participantes devem ter os números de segurança da organização salvos em sua memória; manter o telefone ligado.
  • Copo pessoal de no mínimo 150 mL (garrafas ou frascos com tampa não serão aceitos).
  • Suprimento de no mínimo 1L de água.
  • 1 lanterna tocha em bom funcionamento com baterias/pilhas reserva. Recomendação: 200 lumens.
  • Cobertor térmico.
  • Apito (tem que estar pendurado à frente e totalmente visível a todas as distâncias).
  • Bandagem elástica autoadesiva que sirva como atadura ou bandagem (mínimo de 100 cm x 6 cm).
  • Jaqueta com capuz que suporte o mau tempo nas montanhas, impermeável.

É responsabilidade do corredor julgar, a partir desses critérios, se a jaqueta está de acordo com os regulamentos estabelecidos e com o mau tempo nas montanhas. No entanto, durante a verificação, o julgamento será feito pela pessoa encarregada ou pelo oficial.

  • Calças compridas, leggings de corrida OU uma combinação de legging e meias que cubram completamente as pernas.
  • Boné, bandana ou Buff®.
  • Segunda camada quente adicional: blusa quente com mangas compridas (exceto algodão) com um peso mínimo de 180 g (tamanho masculino médio (M)).

OU a combinação de uma segunda pele quente de mangas compridas (primeira ou segunda camada, exceto algodão) com um peso mínimo de 110 g (tamanho masculino médio (M)); e uma jaqueta resistente corta vento e repelente de água (proteção DWR) (*)

(*) a jaqueta corta vento não substitui a jaqueta impermeável obrigatória, e vice-versa.

  • Calçados de corrida robustos e fechados (exceto os minimalistas ou ultraleves). Calçados com uma membrana impermeável são altamente recomendados.
  • Touca para abrigo.
  • Luvas.
  • Identificação – passaporte/RG
  • Moleskin ou similar para ampolas nos pés
  • Kit de primeiros socorros

Todas as roupas devem ser do tamanho adequado para o competidor e não podem ter sofrido qualquer modificação após terem saído da fábrica.

O equipamento será levado em uma mochila, que será etiquetada durante a distribuição dos números de peito, não podendo ser trocado a corrida.

Outros equipamentos recomendados (lista não exaustiva) para a FMU

  • Celular com o aplicativo LiveRun instalado e ativado + power bank.
  • Roupas reserva. A temperatura pode chegar a 0 ° C em altitude.
  • Relógio GPS.
  • Faca ou tesoura para cortar bandagem elástica.
  • Kit de costura emergencial.
  • Protetor solar.

O competidor que optar por bastões deverá levá-los durante toda a corrida. Aqueles que não começarem com os bastões, não poderão mais usá-los durante o trail.

Não se autorizam bastões nas sacolas.

CONTROLE ANTIDOPING

Todos os competidores podem ser submetidos a um controle antidoping antes, durante ou depois do evento. Em caso de recusa ou abstenção, o corredor será sancionado da mesma maneira que por doping.

SEGURANÇA

A organização seguirá um Plano de Resposta de Segurança Médica estabelecido pelo UTMB®. Este dispositivo incluirá: guias de montanha, pontos de montanha pré-estabelecidos, rádios para comunicação, ambulâncias com médicos e clínico geral.

Cada corredor é único e exclusivo responsável por sua decisão de participar do evento, eximindo com antecedência toda a responsabilidade dos organizadores e/ou patrocinadores da competição, para a ocorrência hipotética de danos à sua pessoa ou pertences, durante ou ocasião do desenvolvimento do evento. Cada participante é responsável e deve assumir todas as despesas de emergências médicas, exceto aquelas fornecidas pela organização do evento.

Cada participante deve ter sua própria cobertura médica. Cada corredor está ciente das possíveis consequências da prática de esta atividade, e deve, portanto, assumir e ser responsável por quaisquer despesas relacionadas com emergências médicas, exceto os abrangidos pela sua cobertura médica e cuidados de emergência fornecidos pela organização, seja com a ambulância, guias, enfermeiros ou médicos. Se necessário, para continuar com os primeiros socorros, os corredores serão transportados para o hospital mais próximo.

A escolha do método e os meios de evacuação e o lugar de hospitalização depende apenas da decisão da equipe de organização, que colocará sempre primeiro a segurança do corredor. Cada corredor deve assumir e ser responsável por quaisquer despesas relacionadas a emergências médicas e transporte, exceto os abrangidos pelo organização matéria de cuidados durante o evento.

Durante o registro, todo corredor deve fornecer informações sobre seu cobertura médica e ratificar o nome do contato e um número de telefone de emergência.

RESPEIRO AO MEIO AMBIENTE

Ao se inscrever no USHUAIA by UTMB®, os participantes concordam em respeitar o meio ambiente e as áreas naturais pelas quais passam. Em particular:

  • É estritamente proibido jogar lixo (embalagens de gel, papel, detritos orgânicos, embalagens de plástico) ao longo do percurso da corrida. Todos os postos de abastecimento disponibilizarão lixeiras que deverão ser usadas. Os oficiais de prova realizarão verificações aleatórias em todo o percurso.
  • Todos os participantes devem guardar o lixo e as embalagens até que possam jogá-los nas lixeiras dispostas em cada posto de abastecimento. A organização incentiva o uso de saquinhos ou bolsas para transportar seus resíduos até a lixeira seguinte. Juntamente com os números de peito, serão distribuídas sacolas plásticas para papel sujo que deverão ser usadas para armazenar papéis que forem usados em necessidades ao longo do percurso.
  • É obrigatório seguir a demarcação do “trail”, não sendo permitido cortar caminho.

CORREDORES DE ELITE

O status de corredor de elite internacional cria direitos e deveres para os atletas envolvidos como os descritos abaixo:

Direitos: Em reconhecimento aos atletas de alto calibre e por uma gestão justa da inscrição, reservamos vagas para atletas de elite de acordo com critérios baseados nos dados do índice de desempenho da ITRA.

Inscrição gratuita: Masculino > 800 / Feminino > 700

Para inscrição gratuita, os atletas de elite que cumpram com os requisites acima devem entrar em contato com a South American Sport Company pelo e-mail info@ushuaiabyutmb.com, a fim de obter um código de desconto que poderá ser inserido durante o processo normal de inscrição.

Deveres: Em troca, os corredores de elite concordam em:

  • Estar presente em conferências de imprensa e cerimônias oficiais para as quais forem convidados;
  • Estar presente nas cerimônias de entrega de prêmios, se for o caso;
  • Estar presente na linha de partida pelo menos 5 minutos antes do início do evento.

DIREITOS DE IMAGEM

Todo competidor renuncia expressamente aos direitos sobre quaisquer imagens tiradas durante o evento, assim como renuncia ao direito de recurso contra os organizadores e seus parceiros pelo uso de sua imagem. Somente a organização pode transferir esse direito de imagem para qualquer mídia, por meio de credenciamento ou licença. Ultra-Trail® e UTMB® são nomes registrados legalmente. Toda comunicação sobre ou o uso de imagens do evento deve respeitar seu nome, suas marcas registradas e ter aprovação oficial da organização.

PATROCINADORES INDIVIDUAIS

Os corredores patrocinados só poderão exibir os logotipos de seus patrocinadores nas roupas e equipamentos usados durante a corrida. Todos os outros acessórios publicitários (bandeiras, banners, etc.) estão proibidos em todos os pontos do percurso, incluindo a chegada, sob o risco sanção pelos diretores da prova.

PROTEÇÃO DOS DADOS

A South American Sport Company segue as melhores práticas em proteção de dados. Os participantes têm o direito ao acesso e retificação de suas informações. Essas são usadas exclusivamente pela organização e dizem respeito a dados técnicos, como o endereço de e-mail. A organização não usa essas informações para outros fins sob nenhuma circunstância. Os corredores têm direito ao acesso e retificação referente às informações relacionadas a eles. Para isso, envie-nos um e-mail informando seu nome, sobrenome e número de peito.

ORGANIZAÇÃO GERAL DA CORRIDA

NÚMERO DE PEITO

O número de peito será distribuído individualmente para cada corredor mediante a apresentação de:

  • Um documento com foto.
  • Sua mochila de corrida e todos os equipamentos obrigatórios.
  • Atestado médico (a versão original do enviado na inscrição).

O número de peito (número e chip) deve ser usado no peito ou no abdômen e permanecer completamente e permanentemente visível durante toda a corrida. Deve sempre estar posicionado por cima da roupa e não pode, em hipótese alguma, ser fixado na perna ou mochila. Os nomes e logotipos das organizações parceiras não podem ser modificados ou ocultados. O número de peito é o passe necessário para acessar os ônibus, postos de abastecimento, enfermaria, áreas de descanso, chuveiros, áreas de entrega ou coleta de sacolas. O número de peito nunca é retirado do participante, exceto no caso de recusa em cumprir uma decisão tomada por um oficial de prova. Em caso de abandono, o número é desativado.

SACOLAS / SACOS RESERVA

FMU: cada competidor receberá uma sacola de 30 litros com seu número de peito. Depois de a completar com os artigos de sua escolha e fechá-la, os corredores poderão deixá-la na área próxima à largada. A sacola será então levada para o ponto de verificação designado pela organização (a localização deste ponto de verificação será comunicada em fevereiro de 2019). Ao chegar no ponto, os corredores obrigatoriamente devem retirar suas sacolas. Ao deixar a base, os corredores devem deixar a sacola novamente na área alocada pessoalmente. Finalmente, as sacolas serão devolvidas a Ushuaia.

FBT: cada competidor recebe uma sacola de 30 litros com seu número de peito para colocar seus pertences e deixá-la na área alocada perto da largada da corrida. A sacola é devolvida na linha de chegada.

ELT: cada competidor recebe uma sacola de 30 litros com seu número de peito para colocar seus pertences e deixá-la na área alocada perto da largada da corrida. A sacola é devolvida na linha de chegada.

LCT: cada competidor recebe uma sacola de 30 litros com seu número de peito para colocar seus pertences e deixá-la na área alocada perto da largada da corrida. A sacola é devolvida na linha de chegada.

Coleta das sacolas em Ushuaia: As sacolas são devolvidas ao competidor, membros da família ou amigos somente mediante apresentação do número de peito. As sacolas devem ser coletadas no máximo duas horas após o final da corrida. Após esse período, o corredor deverá vir recuperar pessoalmente sua bagagem com a organização em Ushuaia a seu próprio custo.

Somente as sacolas fornecidas pela organização serão transportadas. Não se permite levar bastões nessas sacolas. O conteúdo não será verificado e nenhuma contestação deste será aceita no final. Não se recomenda deixar objetos valiosos nas sacolas, pois a organização não se responsabilizará por estes.

Recomenda-se que os corredores levem produtos de higiene pessoal e uma muda de roupa para usar depois do término da corrida.

TRANSPORTE

Caso um circuito comece fora da cidade, a organização fornecerá o transporte para o ponto de partida da corrida APENAS para os competidores registrados no circuito. O número de peito é o passe exigido para acessar este serviço.

HIDRATAÇÃO E ALIMENTAÇÃO

A organização garante a hidratação e alimentação do competidor durante o percurso. Os postos de abastecimento fornecem bebidas e alimentos para consumo no local. A organização fornece água sem gás e energéticos que podem ser usados para encher garrafas de água/mochilas de hidratação. Os copos pessoais são obrigatórios. Antes de deixar cada posto, o corredor deve certificar-se de que tem comida e bebida suficientes para durar até o próximo posto.

Apenas os corredores com o número de peito visível e devidamente checados terão acesso aos postos de abastecimento.

POSTOS DE CHECAGEM

Uma checagem é realizada na chegada a um posto de abastecimento e em alguns postos de segurança.

Postos de checagem surpresa podem ser colocados em pontos que não sejam os de abastecimento ou segurança. Sua localização não será divulgada pela organização.

SINALIZAÇÃO DO TRAIL

Para melhor visualização à noite, os sinalizadores do “trail” são refletores e devem ser claramente visíveis à luz de sua lanterna.

ATENÇÃO: se não localizar os sinalizadores, volte!

LIMITES DE TEMPO

Os tempos máximos de prova para completar os percursos estão listados abaixo:

FMU: Aproximadamente 35,5 horas

FBT: Aproximadamente 20 horas

LCT: Aproximadamente 12 horas

ELT: Aproximadamente 8 horas

Um cronograma preciso, incluindo tempos de corte e limites de tempo, pode ser encontrado no Guia do Corretor e está disponível em nosso site. Em caso de mudança (ver seção “Condições Excepcionais”), novos limites de tempo serão anunciados.

Os limites de tempo são calculados para permitir que os participantes cheguem à linha de chegada dentro do tempo máximo permitido, fazendo as paradas necessárias (descanso, alimentação …). A fim de poder continuar, os competidores devem deixar o ponto de checagem antes do limite de tempo determinado (independente do tempo de chegada no ponto).

Os competidores excluídos da corrida que desejarem continuar o percurso só poderão fazê-lo depois de terem devolvido seu número de peito, sob sua própria responsabilidade e em total autonomia.

SEGURANÇA E ASSISTÊNCIA MÉDICA

Postos de segurança serão posicionados em vários pontos ao longo do percurso. Esses postos estarão conectados por rádio ou telefone ao centro de comando de segurança da corrida. Uma equipe médica estará presente no centro de comando da corrida durante as provas.

O corredor é responsável por buscar ajuda se encontrar problemas ou estiver seriamente machucado, podendo fazê-lo ao:

  • Procurar um posto de segurança
  • Ligar para o centro de comando da corrida
  • Pedir para outro corredor alertar a segurança
  • Usar o aplicativo de SOS LiveRun

Todos os corredores devem prestar assistência a qualquer pessoa em perigo e alertar os serviços de segurança.

Caso seja impossível entrar em contato com o centro de comando da corrida, é possível ligar diretamente para o serviço de segurança nacional (número de telefone 911) ou para o serviço de segurança da província (número de telefone 101), principalmente se estiver uma zona onde apenas as chamadas de emergência são possíveis.

Não se esqueça que os perigos de todos os tipos, ligados ao ambiente e à corrida, podem ter um tempo de espera mais longo que o esperado. Sua segurança, portanto, depende da qualidade do equipamento que estiver carregando.

Todos os colaboradores, médicos, paramédicos, oficiais de busca e salvamento e guias, bem como qualquer pessoa designada pela organização, são capazes de:

  • excluir qualquer competidor da corrida que seja julgado incapaz de continuar a prova
  • impor o uso de todos os elementos do equipamento obrigatório
  • evacuar por qualquer meio os corredores que estejam em perigo
  • direcionar os pacientes a uma estrutura de tratamento melhor, mais adaptada às suas necessidades

O corredor que contatar um médico ou a equipe de busca e resgate deverá se submeter à sua autoridade e concordar em aceitar suas decisões.

A exclusão de um competidor será obrigatória a partir do momento em que seu estado de saúde justificar o tratamento por via intravenosa.

Haverá uma enfermaria localizada linha de chegada durante toda a prova. Corredores com problemas de saúde graves podem se apresentar. Tratamentos simples serão realizados ao critério e disponibilidade da equipe médica.

Os corredores devem permanecer no percurso sinalizado, até mesmo para dormir.

Os corredores que saírem voluntariamente do percurso sinalizado não estarão mais sob a responsabilidade da organização.

DESCANSO

Uma área de descanso estará disponível em Ushuaia exclusivamente para os corredores que acabaram de terminar sua corrida.

Essa área não configura de maneira alguma uma acomodação para pernoite. Os corredores que terminarem sua corrida e desejarem prolongar sua estadia devem reservar sua própria acomodação (é possível entrar em contato com a South American Sport Company para ajuda com a acomodação via info@ushuaiabyutmb.com).

RANKING E RECOMPENSA

Um ranking geral, masculino e feminino, e por categoria (abaixo) será divulgado.  

Categoria Idade em 5 de abril de 2019
Aberta 18-29
Veteranos 30-39
Masters 1 40-49
Masters 2 50-59
Masters 3 60+

Os 3 primeiros homens e as 3 primeiras mulheres do ranking geral, assim como os 3 primeiros em cada categoria receberão troféus e/ou medalhões.  

Se entregará una Medalla “Finisher” a todo o mundo que finaliza a prova na inscrição.

Os corredores devem estar presentes em suas premiações. Os troféus e prêmios serão distribuídos apenas na cerimônia.

Os resultados de todos os competidores serão disponibilizados no site www.ushuaiabyutmb.com.

ABANDONO E RETORNO À CIDADE DE USHUAIA

Os corredores não deverão abandonar a prova fora de um ponto de checagem, exceto em caso de lesão. A pessoa responsável pelo posto e o centro de comando da corrida deverão ser informados. Após o km 65 da corrida da FMU, não há acesso por estrada, portanto o repatriamento deverá ser feito a pé ou de helicóptero.

Caso decida abandonar a corrida entre dois pontos de checagem, o corredor deverá ir até o mais próximo e anunciar a desistência.

Nos pontos de checagem com acesso veicular (carro ou 4×4), os organizadores se esforçarão para levar os corredores desistentes à cidade de Ushuaia em um prazo razoável, mas os corredores devem ter em mente esta operação estará sujeita a restrições logísticas ou a eventuais problemas.

Os corredores que abandonarem a prova em postos de segurança ou de abastecimento sem acesso de veículos e cujo estado de saúde não necessite evacuação, devem ir o mais rápido possível e por seus próprios meios até o ponto de retorno mais próximo da cidade de Ushuaia. Observe também:

  • no fechamento do posto, a organização pode, na medida do possível, levar até Ushuaia todos os corredores que abandonaram a prova e que ainda estão presentes no posto;
  • em caso de condições climáticas desfavoráveis que justifiquem a paralisação parcial ou total da prova, a organização garante o transporte até Ushuaia o mais rápido possível.

PENALIDADES – DESQUALIFICAÇÃO

Os oficiais de prova presentes ao longo do percurso da corrida, e os responsáveis pelos diferentes postos de abastecimento e segurança serão capazes de fazer cumprir o regulamento e imediatamente aplicar uma penalidade em caso de desrespeito deste, de acordo com a seguinte tabela:

FMU

VIOLAÇÃO DO REGULAMENTO PENALIDADES (*) – DESQUALIFICAÇÃO
Cortar caminho A critério do diretor de prova
Ausência de equipamento obrigatório (ou seja, abastecimento de no mínimo 1 litro de água, lanterna, jaqueta impermeável com capuz, segunda camada, cobertor térmico, celular ou smartphone) Desqualificação imediata
Ausência de outros equipamentos obrigatórios. Veja a lista do kit obrigatório Pena de 1 hora
Recusa de verificação do equipamento obrigatório Desqualificação
Descarte de lixo (ato voluntário) por um competidor ou um membro de sua comitiva Pena de 1 hora

Falta de respeito pelos outros (organização ou corredores)

Nota: o participante cujos torcedores forem grosseiros e/ou se recusarem a respeitar as instruções da organização será penalizado.

Desqualificação
Não ajudar uma pessoa em dificuldade (necessitando de cuidados) Desqualificação
Assistência pessoal fora de zonas autorizadas Pena de 1 hora
Estar acompanhado (durante o percurso) fora das zonas claramente definidas de tolerância nas proximidades dos postos de abastecimento. Pena de 15 minutos
Trapacear (por exemplo: uso de um meio de transporte, compartilhamento de um número de peito…) Desqualificação imediata vitalícia
Número de peito não visível Pena de 15 minutos
Número de peito irregular Pena de 15 minutos (durantes os quais o corredor deverá regularizá-lo conforme às regras)
Atitudes consideradas perigosas (por exemplo, bastões com pontas desprotegidas apontadas para corredores ou espectadores) Pena de 15 minutos
Ausência do chip eletrônico A critério do diretor de prova
Não passar por um dos pontos de controle A critério do diretor de prova
Recusa em cumprir com um pedido dos diretores de prova, oficiais de prova, chefes de postos, médicos ou equipe de busca e resgate. Desqualificação
Recusa em fazer o controle antidoping A penalidade será a mesma que para consumo de drogas
Partida de um ponto de checagem após o limite de tempo Desqualificação
Mochila sem etiqueta Pena de 1 hora
Uso de bastões que não estavam com o competidor desde o início da corrida Pena de 1 hora

(*) As penalidades de tempo são aplicadas imediatamente no local, o que significa que o competidor tem que parar a corrida pelo tempo de pena determinado.

Qualquer outro desrespeito às regras do regulamento estará sujeito à sanção a critério do diretor de prova.

FBT, LCT, ELC

VIOLAÇÃO DO REGULAMENTO PENALIDADES (*) – DESQUALIFICAÇÃO
Cortar caminho A critério do diretor de prova
Ausência de equipamento obrigatório (ou seja, abastecimento de no mínimo 1 litro de água, lanterna, jaqueta impermeável com capuz, segunda camada, cobertor térmico, celular ou smartphone) Desqualificação imediata
Ausência de outros equipamentos obrigatórios. (legging ou calças compridas, boné ou bandana, touca, luvas quentes e impermeáveis, blusa de manga longa, calças impermeáveis, apito, bandagem elástica autoadesiva, reserve de comida, copo) Pena de 30 minutos
Recusa de verificação do equipamento obrigatório Desqualificação
Descarte de lixo (ato voluntário) por um competidor ou um membro de sua comitiva Pena de 30 minutos

Falta de respeito pelos outros (organização ou corredores)

Nota: o participante cujos torcedores forem grosseiros e/ou se recusarem a respeitar as instruções da organização será penalizado.

Desqualificação
Não ajudar uma pessoa em dificuldade (necessitando de cuidados) Desqualificação
Assistência pessoal fora de zonas autorizadas Pena de 30 minutos
Estar acompanhado (durante o percurso) fora das zonas claramente definidas de tolerância nas proximidades dos postos de abastecimento. Pena de 10 minutos
Trapacear (por exemplo: uso de um meio de transporte, compartilhamento de um número de peito…) Desqualificação imediata vitalícia
Número de peito não visível Pena de 10 minutos
Número de peito irregular Pena de 10 minutos (durantes os quais o corredor deverá regularizá-lo conforme às regras)
Atitudes consideradas perigosas (por exemplo, bastões com pontas desprotegidas apontadas para corredores ou espectadores) Pena de 10 minutos
Ausência do chip eletrônico A critério do diretor de prova
Não passar por um dos pontos de controle A critério do diretor de prova
Recusa em cumprir com um pedido dos diretores de prova, oficiais de prova, chefes de postos, médicos ou equipe de busca e resgate. Desqualificação
Recusa em fazer o controle antidoping A penalidade será a mesma que para uso de drogas
Partida de um ponto de checagem após o limite de tempo Desqualificação
Mochila sem etiqueta Pena de 30 minutos
Uso de bastões que não estavam com o competidor desde o início da corrida Pena de 30 minutos

(*) As penalidades de tempo são aplicadas imediatamente no local, o que significa que o competidor tem que parar a corrida pelo tempo de pena determinado.

Qualquer outro desrespeito às regras do regulamento estará sujeito à sanção a critério do diretor de prova.

RECLAMAÇÕES

Qualquer reclamação deve ser feita pelo e-mail info@ushuaiabyutmb.com em até 10 dias após o evento.

CONDIÇÕES EXCEPCIONAIS

Se as circunstâncias assim o exigirem, a organização reserva-se o direito de, a qualquer momento, modificar o percurso, horários de início, limites de tempo, posição dos postos de abastecimento e segurança, e qualquer outro aspecto relacionado ao bom funcionamento das provas.

No caso de força maior, condições climáticas desfavoráveis ou qualquer outra circunstância que coloque em risco a segurança dos competidores, a organização se reserva o direito de:

  • adiar o início por 24 horas no máximo
  • modificar os limites de tempo
  • cancelar o evento
  • neutralizar o evento
  • interromper a corrida em progresso

 

No caso do cancelamento de uma prova, por qualquer motivo, decidido mais de 15 dias antes da data do início, será efetuado o reembolso parcial da taxa de inscrição. O valor deste reembolso será estabelecido de modo a permitir que a organização lide com todas as despesas irremediáveis comprometidas até a data do cancelamento. Em caso de cancelamento decidido em menos de 15 dias antes do início ou em caso de interrupção da corrida, por qualquer motivo, não haverá reembolso.

A organização se reserva o direito de adiar o evento por qualquer motivo. Nesse caso, as novas datas serão anunciadas e não haverá reembolso.

 

PROGRAMA OFICIAL

O programa oficial poderá ser baixado do site www.ushuaiabyutmb.com a partir de fevereiro de 2019. Incluirá os mapas das rotas e informações práticas, como limites de tempo, localização dos postos de abastecimento e de segurança, bem como as áreas com acesso para acompanhantes.

SEGURO

Responsabilidade civil

A organização contratará um seguro para terceiros durante o evento. Este seguro garante o reembolso pecuniário tanto para aqueles que trabalham no evento quanto para os que participam.

CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO

O cancelamento da inscrição deve ser feito pelo e-mail info@ushuaiabyutmb.com. Não serão registrados cancelamentos por telefone ou correio.

A inscrição é nominativa. Não se autoriza a transferência de uma inscrição para outra pessoa, seja qual for o motivo.

A inscrição não é reembolsável. Nos casos específicos em que o corredor tiver boas razões para justificar sua ausência no evento, a organização poderá devolver uma porcentagem da taxa de inscrição, a seu exclusivo critério, para a próxima edição do Ushuaia by UTMB®. A porcentagem devolvida pelo organizador depende da data em que o corredor informar sua não participação: 50% da taxa se o corredor notificar a organização antes de 15 de janeiro de 2019; 20% se o corredor notificar antes de 5 de março de 2019; 10% se o corredor informar a organização com menos de 1 mês antes do evento.

MUDANÇA DE PROVA

Depois de inscritos, os corredores não poderão alterar as distâncias ou provas. Eventualmente, sob circunstâncias específicas e justificáveis, sujeitas à autorização da organização e a seu exclusivo critério, os corredores poderão ter permissão para mudar. Nesse caso, nenhum reembolso será feito e o corredor terá que pagar uma penalidade de 40% do custo de inscrição para a corrida em que quiser entrar.

MUDANÇA DE REGULAMENTO

A organização se reserve o direito de modificar e adicionar novas regras.